Como um universitário pode se tornar um empreendedor

Como um universitário pode se tornar um empreendedor

A universidade é o lugar ideal para começar a aprender habilidades empreendedoras, especialmente se você estiver estudando para obter um diploma em administração. 

No entanto, o empreendedorismo não tem de se limitar aos alunos que pretendem obter um diploma em administração, visto que outras profissões também se prestam ao empreendedorismo.

Comece com um estágio

Os estágios podem ser pagos ou não, mas são uma ótima maneira de desenvolver habilidades de negócios. Quem está iniciando um estágio terá a oportunidade de se familiarizar com os mecanismos corporativos, aprender como interagir com outras pessoas, desenvolver habilidades interculturais e construir redes.

Os estágios são uma oportunidade de melhorar seu currículo, confere credibilidade às suas habilidades e intenções e são formas de desenvolver sua visão de negócios. Se você não puder fazer um estágio, arrume um emprego. Essa também é uma ótima maneira de desenvolver habilidades reais.

Junte-se a uma empresa ou grupo de empreendedores

Participar de grupos de negócios dentro e fora do campus é essencial para aumentar seu conhecimento sobre como administrar uma empresa. Você pode usar informações, ideias e outros recursos que pensava serem impossíveis.

Todos os seus esforços aumentam seu conhecimento ao lidar com pessoas que já seguiram o mesmo caminho de negócios que você está considerando.

Você pode usar o conhecimento deles para desenvolver uma visão ampla do que é necessário para administrar um negócio de sucesso. Os grupos também são outra forma de construir um recurso de rede confiável e robusto quando travados, o que é muito importante para a ideia inicial.

Pesquisa sobre clientes e mercados

Faça pesquisas para estabelecer a aceitação de mercado de seu conceito. Pergunte a si mesmo se sua ideia de negócio resolve um problema, por exemplo a venda de sapatos masculinos

Os clientes desejam uma solução, que é um poderoso motivador para a compra de uma oferta de serviço ou produto. Após identificar as lacunas do mercado, o próximo passo é testar a viabilidade do conceito.

Teste de conceito de negócio

Teste seus conceitos de negócios com amigos e colegas para ver o quão inovadores eles são. Se sua ideia receber ótimas críticas, você verá que vale a pena persegui-la. Caso contrário, pense em outras maneiras de atender às necessidades de seus clientes.

Depois de decidir sobre uma grande ideia, a próxima etapa é ver se você tem os recursos para dinamizar sua pequena empresa.

Faça o que for preciso para tornar seus sonhos realidade

Normalmente, os alunos não têm recursos para transformar suas ideias em realidade. Se você quiser um dia ser dono de uma grande empresa de catering, é uma boa ideia começar aos poucos, fazendo sanduíches ou outras pequenas refeições para seus alunos. Os regulamentos do campus devem ser examinados para determinar a viabilidade de uma ideia.

Como alternativa, você pode fornecer processamento de texto ou serviços de pesquisa para outros alunos. A questão é que, a menos que sua ideia seja tão grande que os investidores estejam quebrando suas portas para apoiar sua ideia de negócio, sua única opção é começar pequeno e ir crescendo.

Não deixe o fracasso assustar

Todo empresário deseja que seu primeiro negócio seja um grande sucesso, mas nem sempre é esse o caso. Entenda que seu negócio pode durar meses e você pode ter uma renda decente.

Ou sua ideia de negócio pode ser sazonal ou descontinuada. A questão é que você deve se certificar de não tentar novamente por causa de uma falha. O fracasso deve ser visto como uma rica fonte de aprendizado com os erros.

Não se distraia

Não deixe que outros atrapalhem seus sonhos. Seus pais podem querer que você se concentre nos estudos, ou seu amigo pode não ter apoio, mas você pode querer apontar uma arma. Esta é a sua vida, e não importa o quão “fora” pareça, é o seu sonho.

Você sabe o que quer, ou pensa que sabe, mas a única maneira de saber com certeza é experimentando a sua ideia. Se não funcionar da primeira vez, tente novamente ou até perceber que uma mudança de direção é necessária.

Escreva seus objetivos

Desenvolva um quadro de visão e pendure-o na parede. O quadro de visão é um lembrete constante da direção do seu negócio. Escreva uma meta que inclua todos os elementos de que você precisa para tornar seu sonho realidade.

As metas vão da teoria da visão à praticidade, com foco nas atividades necessárias para colocar seu negócio em funcionamento. Crie metas de curto e longo prazo.

Tome uma atitude

Se você seguiu essas dicas e levou sua pesquisa e diretrizes a sério, agora é a hora de agir. Pense em como seu negócio funcionará e desenvolva um plano de como você o implementar.

Seja flexível, pois o ajuste fino de seus objetivos pode exigir ajustes. A chave aqui é que nada acontecerá até que você se sente no banco do motorista para tornar seu sonho realidade.

Disciplina e responsabilidade

Você deve assumir a responsabilidade por suas ações. Disciplina e responsabilidade são os pilares de qualquer negócio de sucesso. Mantenha um registro de todas as suas transações, pois elas formam diretrizes poderosas para a tomada de decisões inteligentes.

Se você for o único operador, registre todas as atividades relacionadas aos negócios. Esclareça e delegue tarefas individuais, se houver ajuda. Aumente sua credibilidade mantendo suas atividades comerciais transparentes.

Conclusão

O empreendedorismo não é para os fracos de coração. Começar um negócio inicial significa assumir riscos. Nem todo mundo gosta de correr riscos, mas se você for um daqueles alunos avessos ao risco, uma pequena empresa o ajudará enquanto você estiver na faculdade. Persiga seus sonhos porque ninguém pode fazer isso por você.

Author: Igor Musardo