Twitter para empresas: 6 dicas para a melhor estratégia 

Twitter para empresas: 6 dicas para a melhor estratégia 

O Twitter está entre as 5 redes sociais mais populares do mundo. Cerca de 500 milhões de tweets são enviados todos os dias. Com cerca de 206 milhões de usuários ativos, o Twitter definitivamente deve fazer parte da estratégia de marketing da sua empresa. 

A rede significa presença e atualidade. Quando se trata de marketing no Twitter, você precisa ser estratégico e inteligente se quiser capturar e capturar a atenção do seu público. Em nosso artigo, explicamos como desenvolver e implementar uma estratégia de marketing eficaz para sua empresa no Twitter.

Neste artigo, você encontrará informações sobre o Twitter e dicas sobre como usar a plataforma de forma sensata para a empresa. Nós respondemos essas perguntas para você:

  • Quão útil é o Twitter para as empresas?
  • Quanto custa o Twitter para as empresas?
  • O que é importante no Twitter?
  • Qual estratégia de marketing do Twitter faz sentido?

O que as empresas devem saber sobre o Twitter

No geral 

O Twitter é um serviço de microblog. Microblogging é uma forma de  blog em que os usuários postam mensagens de texto curtas, também chamadas de tweets. O comprimento dessas mensagens geralmente não é superior a 280 caracteres. 

Mas o Twitter também é definido como uma plataforma de comunicação, rede social ou diário online acessível ao público. Ao contrário do Instagram e do Facebook, o Twitter não foca no contato com conhecidos e amigos. 

Em vez disso, o Twitter é sobre o que está acontecendo no mundo diariamente. Os tópicos que movem os usuários estão em primeiro plano. Muitas empresas também têm uma conta no Twitter e compartilham notícias com seus seguidores por lá.

Tweets 

Cerca de 500 milhões de tweets são enviados no Twitter todos os dias. O termo tweet vem do inglês e significa “pio de passarinhos”. No entanto, na linguagem de hoje, isso não significa o canto de um pássaro, mas uma pequena mensagem no site do Twitter. 

Um tweet geralmente consiste em um texto curto com no máximo 280 caracteres. Você também pode adicionar uma foto, um GIF ou um vídeo a isso. Seu tweet no Twitter também pode ter hashtags, links, locais ou referências a outros perfis de empresas e usuários. 

Por padrão, os tweets são públicos, o que significa que também são visíveis para leitores não registrados. Os tweets são mostrados primeiro aos seguidores da sua conta do Twitter. Você também pode alcançar um público mais amplo por meio de hashtags, links ou os chamados retweet (Rt).

Retweet

Com um chamado retweet. Você pode compartilhar tweets de outro usuário com seus seguidores. Você pode reconhecer um retuíte pelo fato de estar marcado com um pequeno símbolo de coração.

Mas você não precisa conduzir todas as comunicações publicamente no Twitter. O serviço online também oferece a opção de enviar mensagens diretas privadas para outros usuários.

Tópicos 

Se outro usuário comentar em seu tweet e você reagir a ele, um chamado tópico será criado. Você pode exibir isso separadamente. Isso também ocorre quando você vincula vários de seus próprios tweets. Isso permite que você publique postagens que contenham mais de 280 caracteres.

Twitter para empresas: nossas dicas de estratégia

Com a ajuda do Twitter você pode expandir o alcance da sua empresa. Você também pode usar o Twitter como um suporte ao cliente estendido para você. Através do intercâmbio diário com seu público-alvo, você pode coletar informações importantes e receber feedback regular que o ajudará a avançar em sua empresa. 

O Twitter tem muitos benefícios para oferecer ao seu negócio. No entanto, estes também devem ser reconhecidos e usados ​​corretamente. Portanto, certifique-se de levar a sério as seguintes dicas:

1. Crie um perfil significativo para sua empresa 

Juntamente com seu site e outras contas de mídia social, seu perfil do Twitter é um carro-chefe para sua empresa. Semelhante ao namoro, a primeira impressão é crucial aqui. 

Portanto, você deve investir tempo e trabalhar em uma aparência atraente. A biografia da sua conta não pode ter mais de 160 caracteres. Isso força você a apresentar sua empresa de forma breve e concisa. Além disso, você pode embelezar a conta com uma imagem de cabeçalho atraente e uma foto de perfil.

2. Publique conteúdo criativo e de qualidade 

Seus tweets devem ter valor para os leitores, não apenas conteúdo irrelevante. Portanto, concentre-se em tópicos atuais e tópicos quentes. Mantenha seus tweets curtos e agradáveis. 

Use uma linguagem simples, não muito complicada. Isso tende a assustar os usuários. Mantenha as coisas simples aqui e seja direto. A mensagem do seu tweet deve ser rápida e claramente reconhecível. 

Mas um bom conteúdo não é apenas um bom texto: use as funções que o Twitter oferece. Como empresa, você pode usar @usernames para abordar especificamente outros usuários do Twitter mencionando-os. Elementos pictóricos também têm um efeito coadjuvante.

3. Confira as contas do twitter e do seu concorrente 

Você pode aprender muito com a concorrência. Certifique-se de verificar suas contas no Twitter de tempos em tempos. Olhe atentamente para os tweets – mas não os copie! Talvez apenas observar isso lhe dê uma ideia de como você pode atingir seu grupo-alvo ainda melhor no futuro.

4. Use hashtags – mas não exageradas! 

Hashtags em geral oferecem muitos benefícios. Em particular, eles aumentam a visibilidade. Por exemplo, de uma marca de calçados femininos, precisa usar hashtags que tem haver com o nicho da marca. 

No entanto, você não deve sobrecarregar seus tweets com isso. Uma ou duas hashtags por tweet são suficientes. Todo o resto rapidamente se parece com spam e, portanto, não profissional.

5. Verifique o impacto de seus tweets 

O que é lido e o que não é? Quais tópicos eram populares? A coleta desses dados ajuda você a entender o valor de seus esforços de marketing. Isso permite que você expanda e refine ainda mais sua estratégia. 

Seu Painel de Atividades de Tweets mostra métricas para cada Tweet publicado. Aqui você pode ver rapidamente com que frequência um tweet  foi visto, retuitado, curtido ou respondido pelos usuários.

6. Execute anúncios e campanhas com o twitter 

O Twitter aborda a publicidade de forma diferente de outras redes sociais. As empresas só pagam pelos anúncios quando os usuários seguem sua conta ou retuitam, curtem ou clicam em responder ao Tweet Promovido. 

Ao contrário do Instagram and Co., não há valor mínimo para publicidade no Twitter. Pelo contrário, o valor cobrado depende do objetivo da campanha e do grupo de anúncios escolhido. 

Você pode alocar um orçamento total para seus anúncios. Se estiver esgotado, a campanha está offline novamente. A regra geral se aplica: quanto maior a quantidade, maior o alcance.

Para colocar publicidade no Twitter, você deve selecionar o botão “Anúncio do Twitter” em seu perfil. O próximo passo é selecionar o público-alvo certo que você deseja alcançar. 

O Twitter oferece várias opções de filtro para isso: por interesses, local de residência ou gênero. Os chamados “tweets patrocinados” são reproduzidos de maneira direcionada nas linhas do tempo dos usuários que correspondem às informações que você forneceu.

Conclusão: Desenvolva uma estratégia de marketing do Twitter para sua empresa

Sob nenhuma circunstância você deve ser intimidado pela rede em movimento rápido. É importante desenvolver uma estratégia de marketing eficaz no Twitter para que você alcance resultados concretos. Você pode descobrir facilmente se o Twitter é relevante para sua empresa com uma pesquisa no Twitter. 

Pesquise no Twitter por termos relacionados ao seu tópico. Tais termos podem ser, por exemplo, “sapatilhas femininas“, “Botas”, etc. Se você tem muitos seguidores em suas áreas relacionadas ao negócio, o Twitter faz sentido para o seu negócio. 

Você também só deve começar a usar o Twitter quando tiver capacidade suficiente para isso. Um gerente de mídia social que cuida de seus canais – não apenas no Twitter – e planeja conteúdo é perfeito para isso.

Author: Igor Musardo