Trabalho remoto: Como ser mais produtivo?

Trabalho remoto

A transição para o trabalho remoto para muitas empresas acabou sendo necessária diante da situação inusitada da pandemia que vivemos em 2020.

No entanto, os colaboradores enviados para o home office que não tiveram contato prévio com o trabalho fora do escritório podem ter dificuldades em encontrar o seu caminho na nova realidade e manter-se eficientes.

O tempo extra que ganhamos durante o dia e a consciência de que a qualquer momento podemos passar despercebidos para uma soneca curta é tentador. No entanto, vale lembrar que home office ainda é hora de trabalho, não de férias com acesso a uma caixa de e-mail da empresa. Apesar de termos mais tempo e liberdade, devemos mostrar autodisciplina e boa organização.

Então, como trabalhamos de forma eficaz quando temos tantas distrações por perto?

Levante-se cedo

 A perspectiva de passar o dia inteiro na cama com um laptop no colo parece atraente, mas não devemos fazer. Ao acordar, tome o café da manhã, troque o pijama por uma roupa bem arrumada e “vai trabalhar”. Dessa forma, você acordará e seu corpo mudará para o modo de trabalho.

Organize um local adequado para trabalhar

Cuide de sua funcionalidade e ergonomia. Um escritório temporário pode ser organizado até mesmo na sala ou na cozinha. Tudo o que você precisa é de uma mesa ou escrivaninha na qual você possa colocar o computador e os itens necessários. Faça o seu local de trabalho semelhante ao que você tem no escritório. Se estiver distraído, identifique o problema e tire-o da vista.

Faça lista de tarefas

Na organização do trabalho, é importante se ater à lista de tarefas e desempenhar suas funções de forma adequada. Para cada dia, faça uma lista de tarefas e marque todas as coisas que você já faz, isso melhorará sua motivação. 

Caso a sua empresa não possua um sistema que permita o acompanhamento das tarefas executadas pelos colaboradores, vale a pena reportar as tarefas cumpridas ao seu supervisor. Graças a isso, seu empregador terá a certeza de que as tarefas confiadas foram executadas corretamente.

A disciplina deve ser mantida ao realizar tarefas profissionais remotamente. Faça o seu trabalho em casa parecer com o seu dia de trabalho no escritório. Se você inicia normalmente às 8h e trabalha 8 horas, não se desvie dessa regra. 

Nada impede que sua casa seja a mesma! Se você não mora sozinho, informe aos membros da família o horário em que pretende trabalhar. Planeje quando será a hora de comer e quando parar. Limites claros devem ser estabelecidos quando você está no trabalho e quando está descansando.

Faça pausas

Afaste-se da mesa, faça alongamentos e tome um pouco de ar fresco. Esteja você no escritório ou em casa, fazer pequenas pausas é importante para sua saúde e humor. Um momento de descanso estimulará sua mente e permitirá que você trabalhe em alta velocidade. Lembre-se de descansar após o trabalho também. Relaxe assista sua série favorita, relaxe com seu nick bar, enfim, faça algo por você.

Forneça ao seu corpo uma quantidade adequada de sono, graças ao qual você reduzirá o nível de estresse e garantirá seu bem-estar no dia seguinte.

Pode acontecer que você não desenvolva imediatamente seu sistema de trabalho remoto ideal e eficiente. Se você não trabalhou neste modo antes, não se preocupe e não desanime! Experimente diferentes técnicas de planejamento e gerenciamento de tempo e certamente descobrirá como trabalhar efetivamente em casa. Boa sorte!

 

Author: Irene Moreno