Profissões do futuro: os cursos para quem quer ganhar bem

Profissões do futuro

Se você está escolhendo a sua profissão ou então revendo a sua carreira, este post é pra você. Para acertar na escolha e ter uma certa estabilidade financeira, o ideal é sempre aliar o que você gosta de fazer com as tendências do mercado. 

Você sabe, por exemplo, quais são as profissões do futuro? Neste post vamos abordar quais são as profissões mais bem pagas e que podem te ajudar a conseguir um bom emprego no mercado de trabalho.

As profissões do futuro mais promissoras para os próximos dez anos, segundo os resultados obtidos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), através da realização da pesquisa “Carreiras do Futuro” do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), são na área da sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, recursos humanos, tecnologia, entre outras. 

Para te ajudar a se preparar para as tendências do mercado e entender um pouco mais sobre as profissões do futuro, listamos abaixo os principais cargos mais promissores e as funções respectivas dos profissionais da área. Confira! 

Sustentabilidade

A responsabilidade social e ambiental está diretamente ligada ao sucesso das empresas. Afinal, hoje, as pessoas buscam se relacionar com as empresas nas quais se  identificam e que vão ao encontro dos seus princípios e valores. Diante dessa realidade, as profissões voltadas para a área da sustentabilidade estão muito em alta.

Em algumas universidades é possível encontrar curso de graduação específico na área de Energia e Sustentabilidade. Ao longo da graduação, os acadêmicos são preparados para utilizarem a energia de maneira sustentável. Para tanto, eles têm contato com as diferentes fontes energéticas renováveis e não renováveis, e aprendem sobre produção, transporte, distribuição, otimização e uso final da energia. 

No final do curso, a expectativa é que os profissionais estejam aptos a identificar, avaliar e propor soluções sustentáveis para a aplicação de fontes energéticas, bem como solucionar problemas que possam surgir relativos ao mau uso e suas consequências no meio ambiente. 

Como complemento, os bacharéis podem também cursar alguns outros cursos na área das engenharias, como por exemplo, de energia, de materiais, de produção e de tecnologia assistiva e de acessibilidade.

Dentro da área da sustentabilidade, as profissões ligadas ao agronegócio também ganham força. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia do campo e para lidar com equipamentos e instrumentos modernos é necessário uma mão de obra especializada e profissionais qualificados, o que resulta em oferta de empregos com altas remunerações. 

Os principais cursos voltados para a área são: Agronomia, Ciência e tecnologia de alimentos, Ciência e tecnologia de laticínios, Engenharia Ambiental, Engenharia de Biossistemas, Engenharia Hídrica, Geologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Saúde e Qualidade de Vida

Engana-se quem pensa que a única profissão da área da saúde e qualidade de vida que valoriza os seus profissionais é a medicina. Atualmente, há também outras profissões do futuro voltadas para a saúde humana, como a biotecnologia, por exemplo. 

A medicina é e continuará sendo um dos curso que mais remunera bem os seus profissionais. Uma vez que esses profissionais dedicam grande parte do seu tempo em prol de investigações para descobrir a natureza e as causas das doenças humanas, bem como a cura e prevenção. 

No entanto, uma outra profissão que tem sido considerada como uma das profissões do futuro mais promissoras é a biotecnologia. Durante a graduação, os acadêmicos trabalham com técnicas de melhoramento genético e com a manipulação de materiais biológicos para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar formas mais eficazes para o tratamento de doenças. Logo, esse profissional é muito valorizado não só em centros de pesquisas e laboratórios, como também nas indústrias.

Recursos Humanos 

As empresas são constituídas por pessoas e, para se manterem competitivas no mercado de trabalho, necessariamente precisam contar com profissionais qualificados e engajados. Para tanto, as empresas normalmente possuem uma área de recursos humanos ou pelo menos um profissional dedicado a cuidar dos assuntos que envolvem os colaboradores.

A área de pessoas não é uma novidade no mercado de trabalho, mas o setor de recursos humanos é uma promessa das profissões do futuro. As empresas estão cada vez mais buscando profissionais especializados em gestão de pessoas, para diminuir a rotatividade de colaboradores, fazer seleções e recrutamentos de bons profissionais, desenvolver ao máximo as competências, aumentar o engajamento e criar um bom clima organizacional.

Os principais cursos que preparam os profissionais para a área são: Graduação em Administração de empresas ou em Psicologia com especializações na área de Recursos Humanos e Administração com ênfase em Gestão de Pessoas.

Tecnologia

Os profissionais com formação e conhecimento na área da Tecnologia da Informação também estão na lista das profissões do futuro e têm um grande espaço no mercado de trabalho. 

Em alta, estão os especialistas em plataformas online e gerenciamento da armazenagem de dados em nuvem. Funções estas que exigem, além da formação em Tecnologia da Informação, conhecimentos também em matemática e estatística, para que o profissional saiba analisar as informações recebidas pela empresa e direcioná-las aos departamentos competentes.

E aí, qual das áreas mais promissoras você se identifica mais? Qual é a profissão do futuro que mais se encaixa no seu perfil? Conta pra gente!

Author: Irene Moreno