O que é empreender?

O que é ser um empreender? Quais são as principais características e qualidades de um empreendedor? Como você sabe se você tem um perfil empreendedor?

O empreendedor é um profissional independente no processo de criação de um projeto empreendedor, ou à frente de uma empresa. O termo “empreendedor” é assimilado a ” gerente de negócios ” ou ” líder de projeto “.

De qualquer forma, ser empreendedor requer saber mobilizar habilidades, conhecimentos e qualidades muito específicos.

O que é ser empreendedor?

Além do aspecto puramente pragmático, ser empreendedor significa dar uma certa olhada no mundo, traçar uma visão de longo prazo e conseguir unir muitas pessoas em torno de uma estratégia clara.

Criar um negócio nem sempre é criar valor financeiro. Ser empreendedor às vezes significa realizar projetos humanitários e sem fins lucrativos. O fato é que todos os projetos devem ser sustentados por um modelo econômico viável.

O empreendedor é antes de tudo um inovador. Ele é uma pessoa capaz de analisar seu ambiente e fazer uma contribuição, respondendo às necessidades identificadas.

Ser empreendedor também significa saber realizar sonhos e mostrar coragem, criatividade, superação de si mesmo e uma motivação incrível para atingir seus objetivos.

Empreender requer algumas qualidades

1) Seja apaixonado

A paixão de um empreendedor é um poderoso impulsionador interno.

Ser um empreendedor apaixonado irá alimentar sua determinação e motivação para alcançar seus objetivos.

2) Tenha uma visão de longo prazo

Empreendedorismo significa ser capaz de se projetar e, portanto, antecipar futuras flutuações do mercado. Nesse sentido, o empreendedor é um visionário, mesmo que sua visão se baseie em pesquisas de mercado muito precisas.

A visão de longo prazo do empreendedor será sua linha comum na tomada de decisões e um argumento na força da convicção de seu projeto empreendedor.

Mas ser empreendedor também significa estar aberto à mudança. Um empresário congelado em suas certezas corre o risco de perder grandes oportunidades ou até de fechar negócios por falta de adaptação à demanda.

3) Tenha um gosto pelo risco

Mesmo que o medo ainda esteja presente, ele não deve ter precedência sobre motivação e razão.

É assim que reconhecemos um empresário: ele é capaz de superar seus medos e transformá-los em alavancas.

Um empresário controla suas emoções e sabe como mostrar compostura. Ele mede riscos buscando informações. Seu gosto pelo desafio permite que ele enfrente dificuldades e avance assumindo os desafios que se apresentam a ele.

Dois aliados são essenciais para assumir riscos:

  • Resiliência.

Resiliência é a capacidade de recuperar a vantagem após um evento. Graças à resiliência, é possível transformar suas falhas em aprendizado positivo que nutre a autoconfiança e o sucesso.

Ser resiliente é um aspecto primordial na personalidade de um empreendedor, os testes são numerosos e a carreira de um gerente de negócios repleta de incertezas.

A aventura empreendedora requer grande força de caráter.

  • Autoconfiança.

A autoconfiança é adquirida ao longo do tempo e na experiência de vida.

Para se tornar um empreendedor talentoso, é necessário cultivar a autoconfiança para manter o otimismo e a motivação.

4) Seja um líder

Você nunca faz isso sozinho. O empresário está cercado por parceiros, fornecedores e clientes. Tantas pessoas que precisam acreditar em seu projeto para confiar em você.

É nessa capacidade que sua liderança entra em cena. Não é preciso ser carismático a ponto de ocupar toda a atenção: trata-se sobretudo de incorporar sua empresa e seus valores.

A influência que você tem será ainda mais forte se você for “real” e se demonstrar seu envolvimento e seriedade.

Ser um líder é

  • saber inspirar,
  • federar em torno de suas idéias,
  • transmitir uma visão,
  • ouvir.

Author: Igor Musardo