
O que é ser um empreender? Quais são as principais características e qualidades de um empreendedor? Como você sabe se você tem um perfil empreendedor?
O empreendedor é um profissional independente no processo de criação de um projeto empreendedor, ou à frente de uma empresa. O termo “empreendedor” é assimilado a ” gerente de negócios ” ou ” líder de projeto “.
De qualquer forma, ser empreendedor requer saber mobilizar habilidades, conhecimentos e qualidades muito específicos.
O que é ser empreendedor?
Além do aspecto puramente pragmático, ser empreendedor significa dar uma certa olhada no mundo, traçar uma visão de longo prazo e conseguir unir muitas pessoas em torno de uma estratégia clara.
Criar um negócio nem sempre é criar valor financeiro. Ser empreendedor às vezes significa realizar projetos humanitários e sem fins lucrativos. O fato é que todos os projetos devem ser sustentados por um modelo econômico viável.
O empreendedor é antes de tudo um inovador. Ele é uma pessoa capaz de analisar seu ambiente e fazer uma contribuição, respondendo às necessidades identificadas.
Ser empreendedor também significa saber realizar sonhos e mostrar coragem, criatividade, superação de si mesmo e uma motivação incrível para atingir seus objetivos.
Empreender requer algumas qualidades
1) Seja apaixonado
A paixão de um empreendedor é um poderoso impulsionador interno.
Ser um empreendedor apaixonado irá alimentar sua determinação e motivação para alcançar seus objetivos.
2) Tenha uma visão de longo prazo
Empreendedorismo significa ser capaz de se projetar e, portanto, antecipar futuras flutuações do mercado. Nesse sentido, o empreendedor é um visionário, mesmo que sua visão se baseie em pesquisas de mercado muito precisas.
A visão de longo prazo do empreendedor será sua linha comum na tomada de decisões e um argumento na força da convicção de seu projeto empreendedor.
Mas ser empreendedor também significa estar aberto à mudança. Um empresário congelado em suas certezas corre o risco de perder grandes oportunidades ou até de fechar negócios por falta de adaptação à demanda.
3) Tenha um gosto pelo risco
Mesmo que o medo ainda esteja presente, ele não deve ter precedência sobre motivação e razão.
É assim que reconhecemos um empresário: ele é capaz de superar seus medos e transformá-los em alavancas.
Um empresário controla suas emoções e sabe como mostrar compostura. Ele mede riscos buscando informações. Seu gosto pelo desafio permite que ele enfrente dificuldades e avance assumindo os desafios que se apresentam a ele.
Dois aliados são essenciais para assumir riscos:
- Resiliência.
Resiliência é a capacidade de recuperar a vantagem após um evento. Graças à resiliência, é possível transformar suas falhas em aprendizado positivo que nutre a autoconfiança e o sucesso.
Ser resiliente é um aspecto primordial na personalidade de um empreendedor, os testes são numerosos e a carreira de um gerente de negócios repleta de incertezas.
A aventura empreendedora requer grande força de caráter.
- Autoconfiança.
A autoconfiança é adquirida ao longo do tempo e na experiência de vida.
Para se tornar um empreendedor talentoso, é necessário cultivar a autoconfiança para manter o otimismo e a motivação.
4) Seja um líder
Você nunca faz isso sozinho. O empresário está cercado por parceiros, fornecedores e clientes. Tantas pessoas que precisam acreditar em seu projeto para confiar em você.
É nessa capacidade que sua liderança entra em cena. Não é preciso ser carismático a ponto de ocupar toda a atenção: trata-se sobretudo de incorporar sua empresa e seus valores.
A influência que você tem será ainda mais forte se você for “real” e se demonstrar seu envolvimento e seriedade.
Ser um líder é
- saber inspirar,
- federar em torno de suas idéias,
- transmitir uma visão,
- ouvir.