5 Passos para um negócio de Internet de sucesso

5 passos para um negócio de Internet de sucesso

O mercado de comércio eletrônico está crescendo, e não há fim à vista. Se você quer construir um negócio online você mesmo, você deve considerar a venda de produtos físicos. Porque vender produtos online é relativamente fácil e começar pode ser alcançado em um tempo gerenciável sem um grande investimento.

Mostraremos passo a passo o que você precisa fazer para celebrar sua primeira venda no final e dar-lhe uma visão sobre a venda de produtos na Internet para que você possa ganhar clareza com antecedência sobre se esse caminho é certo para você.

Passo 1: Pesquisas de mercado e seleção de produtos

A seleção de produtos e mercados é decisiva para o sucesso posterior do seu negócio online. Talvez você já tenha uma ideia de qual produto você quer vender? Venda de roupas, artigos de papelaria, calçados, sex shop, eletrônicos etc. Dê uma olhada crítica na situação do mercado. Use diferentes métodos de pesquisa de mercado: Realizar pesquisas de potenciais clientes, ler estudos de mercado atuais e analisar os concorrentes.

Muitos recém-chegados aos negócios online começam muito de seus próprios interesses e negligenciam descobrir se há demanda suficiente para o produto. Se você encontrar lojas online que vendem os mesmos produtos ou similares que você planeja, avalie isso positivamente.

Um certo nível de concorrência mostra que você descobriu um nicho de mercado lucrativo. No entanto, se há muita concorrência, você deve repensar sua ideia. Quando o mercado é dominado por grandes players e a demanda já está saturada, será difícil para você ganhar uma boa posição. 

Ao escolher seus produtos, considere também a possível margem. A demanda é boa, mas se os preços são altos, não podem ser aplicados no mercado, pode acontecer que você não seja mais lucrativo depois de deduzir custos para webshop, hospedagem e comissão com vendas realistas.

Para prevalecer contra a concorrência existente, é aconselhável procurar um pequeno nicho de produtos. Em vez de abrir uma loja online para venda de calçados, venda para um nicho específico como calçados mais baratos, em vez de vender diferentes tipos de chá, você só poderia oferecer chá branco.

Passo 2: Crie seu plano de negócios

Muitos fundadores de lojas online querem pular essa etapa, afinal, eles não estão procurando investidores e não precisam do documento para pedir um empréstimo ao seu banco. No entanto, você deve aproveitar o tempo e escrever um plano de negócios para sua loja online.

O documento força você a pensar em todos os fatores importantes da fundação com antecedência. Se você apresentar sua situação competitiva, perfil empreendedor, produto, planejamento financeiro e estratégia de marketing por escrito, você notará fraquezas e lacunas que você ainda precisa dar mais atenção. Ao mesmo tempo, você pode identificar melhor os pontos fortes da sua empresa.

O plano de negócios é um guia importante para o início do seu negócio. Se você consultar uma startup ou consultor tributário para planejamento financeiro, eles podem usar seu plano de negócios para obter uma visão abrangente do seu projeto e fazer avaliações mais confiáveis.

Se você decidir aproveitar subsídios ou um empréstimo para sua startup, um plano de negócios será exigido de você na maioria dos casos de qualquer maneira.

Passo 3: Escolha uma plataforma de vendas e organize sua loja

Dentro do plano de negócios você deve determinar qual plataforma de vendas você escolhe para seus produtos. Para poder vender produtos online, existem vários modelos que estão à disposição para você escolher. 

Venda Social

A maneira mais rápida de configurar é uma loja online que funciona através das mídias sociais. Aqui você vende diretamente através de um perfil no Instagram, Facebook ou Pinterest – você não precisa necessariamente  do seu próprio site. 

Loja online própria

Ter seu próprio site oferece mais oportunidades para distribuir seus produtos. Você pode projetar sua oferta como quiser e usar mais canais de marketing do que apenas mídias sociais.

A barreira técnica para a entrada para configurar sua própria loja online é baixa graças aos construtores de sites, como o Wix, WebsiteBuilder e o Ucraft. 

Mercados online

Uma terceira maneira de vender seus próprios produtos online é oferecida por plataformas de vendas online como Amazon, Mercado Livre ou Alibaba, que também são chamadas de marketplaces online. A vantagem aqui: Você não precisa chamar a atenção dos clientes para sua loja, mas se beneficiar do tráfego da respectiva plataforma. A desvantagem: Você tem que pagar comissão aos sites e são limitados no design de sua página de loja.

Além da plataforma de vendas, você também tem que se preocupar com a logística de transporte e métodos de pagamento. Novamente, várias opções estão disponíveis para você.

Despachar

Como operador de loja, você geralmente é responsável pelo envio de suas mercadorias, a menos que você use drop shipping, ou seja. Você não opera seu próprio armazém, mas tem suas mercadorias armazenadas e enviadas por terceiros.

Logística via prestadores de serviços de transporte

Se você cuidar do armazenamento e envio dos produtos você mesmo, você terá que escolher um ou mais prestadores de serviços de transporte. Conheça os provedores sobre as tarifas especiais e regulamentos para varejistas online. Alguns oferecem condições especiais.

Em vez de preencher etiquetas manualmente, você usa sistemas de transporte on-line. Na melhor das hipóteses, integre-os com sua loja online através de uma interface. Dessa forma, os endereços do cliente são lidos diretamente pela ferramenta de envio. Você também pode usar as ferramentas para rastrear o histórico de remessas e acionar ordens de coleta.

Métodos de pagamento

Como operador de loja online, você tem várias opções para processar o pagamento de seus clientes. É um bom lugar para oferecer várias alternativas, já que as opções de pagamento têm um enorme impacto sobre se um cliente decide comprar. Mais de um terço dos consumidores prefere comprar por conta e usar serviços de pagamento online.

Tradicionalmente, você pode ter seus clientes pagando por cartão de crédito, fatura ou transferência bancária. Especialmente quando se compra por conta, no entanto, o risco de um calote de pagamento é alto para você como vendedor.

Aqui, provedores de pagamento como PagSeguro, Paypal, Amazon Pay, Mercado Pago, criam segurança porque oferecem proteção ao vendedor. Eles também garantem o menor atraso entre o pagamento de saída no cliente e o recebimento do pagamento por você como comerciante e, ao mesmo tempo, são convenientes para os clientes usarem. Muitos clientes preferem pagar através desses provedores porque não têm que enviar os dados do cartão de crédito online.

Para que os clientes possam usar os métodos de pagamento selecionados em sua loja online, você deve integrá-los através de interfaces. Dependendo do sistema que você usa para o seu site, os plug-ins de loja online já vêm com uma função de pagamento como padrão.

Passo 4: Encontre fornecedores

Se você mesmo fizer seus produtos, pode pular esta etapa. Caso contrário, você enfrentará o desafio de encontrar um fornecedor adequado para seus produtos. Dependendo dos requisitos de orientação e qualidade da sua loja, tanto fornecedores nacionais quanto estrangeiros são boas opções. 

Escolher um fornecedor é importante para o sucesso do seu negócio. A seriedade da plataforma em si não diz nada sobre a qualidade do atacadista. Portanto, verifique cuidadosamente com quem você pode fazer negócios no futuro.

Entre em contato pessoalmente, por telefone ou e-mail. O fornecedor é facilmente acessível e responde prontamente? Ele é amigável e orientado para o serviço?

Peça algumas amostras de produtos que você está considerando para sua variedade para ter uma ideia da qualidade.

Peça condições especiais com aceitação regular para testar a flexibilidade do fornecedor.

Dependendo do produto, pode ser uma boa ideia trabalhar com um fabricante local. Muitos produtores locais oferecem oferta por atacado além de sua loja física, por isso aproveite a oportunidade para ter uma impressão do produto e vender no local. Uma relação pessoal ainda é a melhor base para negociar termos comerciais mais atraentes.

Passo 5: Planeje seu marketing

Sua loja online é online e todos os provedores de serviços estão integrados? Seu sistema de venda social está configurado? Então agora você tem que cuidar do marketing e da publicidade para seus produtos.

Como vendedor de produtos na Internet, existem muitas opções de marketing abertas para você que você pode combinar como quiser. Ao escolher uma estratégia, no entanto, você deve considerar seu produto e seu público-alvo: Por exemplo, você pode comercializar um produto de estilo de vida para um público jovem via Instagram, um produto doméstico útil pode ser melhor vendido via Google Ads ou com a ajuda de SEO.

Obtenha uma visão geral dos métodos de marketing online e ganhe experiência em formatos de marketing potencialmente adequados com um orçamento inicialmente pequeno antes de investir quantias maiores.

Se você perceber que não está obtendo bons resultados, você não deve descartar o canal de marketing prematuramente. Em vez de queimar orçamento com muitos anúncios, pode valer a pena contratar um prestador de serviços que age de forma muito mais proposital devido à sua experiência.

Uma vez que as perspectivas tenham visitado sua loja online, você também pode tentar manter contato via e-mail marketing, a fim de possivelmente alcançar uma (nova) venda em uma data posterior.

Além disso, não subestime o impacto do marketing online para chamar a atenção para sua loja. Por exemplo, apresente seu negócio em feiras e distribua panfletos ou cartões postais com um código QR para sua loja online em lugares onde seu público-alvo está localizado. Cafés, centros movimentados – há inúmeras possibilidades. Leve cartões de visita com um link para sua loja online com você quando você se conectar em reuniões e conferências do setor. Hospede ações offline incomuns, como flash mobs que você reporta online e que têm uma boa chance de se tornar viral. 

Conclusão: Talvez o fator de sucesso mais importante para vender produtos online

O processo de venda de produtos online é simples. Se você passar pelas etapas descritas aqui em detalhes e realizar as medidas necessárias, em breve estará oferecendo seus primeiros produtos próprios na Internet. Mas você também vai vendê-los?

O sucesso de uma loja online com produtos físicos depende de muitas variáveis. Por mais simples que sejam os fundamentos das vendas de produtos, o truque está na sua implementação. Você tem que desenvolver um sentimento para o mercado, para tendências e oportunidades de produtos.

Vender produtos online não é uma receita para se tornar bem sucedido da noite para o dia. Mas se você está disposto a investir tempo, aprender e aceitar continuamente o feedback dos clientes, você tem as melhores condições para construir um negócio online lucrativo no negócio secundário ou principal.

Author: Igor Musardo