Marketing Institucional: entenda essa prática

Marketing institucional

Investir na implementação de estratégias que ajudam a dar destaque às empresas e marcas são formas de se aproximar dos clientes e obter excelentes resultados. Para isso, o marketing institucional é aplicado, sendo um conceito que contribui para o crescimento dos negócios no mercado empresarial, aumentando as oportunidades de sucesso.

Marketing institucional e o seu papel no universo empresarial

O marketing institucional é um método que visa criar uma imagem, a melhor possível, a respeito de uma empresa ou marca.

Este conceito é muito importante para os negócios, por isso compreender a sua função e como aplicar esta estratégia no seu empreendimento é o caminho para um bom desempenho.

O marketing institucional não é uma estratégia nova na área empresarial, mas ainda assim existem alguns conceitos que trazem dúvidas e aprimoramentos constantes. 

Assim, alguns empresários podem ter incertezas sobre como aplicá-lo no seu negócio de forma adequada. 

Deste modo, antes de implementar conceitos, é necessário compreendê-los, afinal, o marketing institucional lidará diretamente com a imagem que o público forma no imaginário a respeito da empresa ou marca. 

Sendo assim, se preocupar em construir uma boa identidade é o principal objetivo do marketing institucional e deve ser feito com qualidade e planejamento.

Um ponto muito importante na elaboração desta estratégia para o negócio é considerar não apenas os atuais e potenciais clientes, mas também com os stakeholders e os objetivos a longo prazo.

Assim, pensar em todos, desde os colaboradores até os consumidores no momento de criar as ações de marketing é uma forma de criar uma boa imagem, concisa e unificada, fazendo com que sua empresa seja sempre a primeira a ser lembrada.

Como desenvolver ações de marketing institucional?

O acesso à comunicação e informação criou uma competitividade no mercado, não só regional, mas até em âmbito mundial. 

Sendo assim, é fundamental fazer investimentos em ações de comunicação para que uma dedetização RJ Zona Sul, por exemplo, consiga se destacar perante os concorrentes.

Estas ações estratégicas devem ser pensadas de forma minuciosa, considerando os projetos e etapas, bem como indo desde os funcionários até o consumidor final. 

A equipe de funcionários são os primeiros a terem contato direto com os produtos e serviços que a empresa oferece, como também é o primeiro representante da marca para o público.

Por isso ter uma comunicação que não é focada apenas nos produtos, mas também na empresa, precisa ser feita, criando engajamento e propagando os valores da marca.

Para isso, os colaboradores devem saber e representar a missão, visão e valores da empresa, pois quanto mais conhecimento, maiores serão as chances de falarem bem da companhia e das mercadorias, principalmente quando valorizados.

Conhecer muito bem o público-alvo é outro detalhe importante para conseguir elaborar as estratégias de marketing com eficiência. 

Saber algumas informações a respeito do perfil do público é uma maneira de conseguir criar uma comunicação que tenha linguagem adequada e nos canais corretos.

No marketing institucional, as empresas se comunicam com diferentes stakeholders, por isso apostar em diferentes ações são formas de conseguir bons resultados. 

Assim, é fundamental pensar na forma de se comunicar com os clientes, futuros clientes e com os colaboradores, pois segmentar as ações é o caminho para ter ganhos interessantes e manter uma unidade e engajamento em toda a comunicação entre esses nichos.

Diferentes estratégias de marketing institucional

Para a eficiência e bons resultados das ações, apostar em estratégias diferenciadas é crucial. 

No marketing institucional há o employer branding e o endomarketing, por exemplo, e entender as características de cada um desses segmentos para atuação e implementação de campanhas pode ajudar no engajamento e desenvolvimento do negócio.

Conheça algumas opções e ações que podem ser feitas nos tópicos a seguir:

  1. Employer Branding

Esta estratégia pode ajudar muito o departamento de RH (Recursos Humanos) a elaborar ações que mostrem que a empresa é uma excelente empregadora.

Na prática, o Employer Branding auxilia na atração de novos colaboradores e suas estratégias induzem o cliente final, criando uma percepção positiva a respeito da empresa ou marca.

  1. Endomarketing

Estratégia voltada para a comunicação interna, ou seja, o principal alvo são os funcionários da empresa. 

O objetivo do endomarketing é disseminar novidades para a equipe de colaboradores e criar um canal aberto para que todos possam dar suas sugestões e ideias para melhorar o trabalho, criando um maior engajamento com a empresa e gestores.

Um ponto interessante desta estratégia é que o engajamento dos funcionários faz com que eles divulguem ainda mais a empresa, de forma voluntária, representando-a melhor.

Isso porque eles se sentem bem em trabalhar na empresa, além de ter oportunidade de transformar a equipe em um grupo de consumidores dos produtos da companhia, fazendo com que eles sejam os principais defensores da marca.

  1. Marketing de conteúdo

Esta é uma estratégia essencial do marketing e pode ser feita tanto para a atração de talentos e clientes como para manter a unidade nas informações apresentadas aos funcionários, apesar do maior foco na atração de leads.

 

Dedicar tempo e apostar na criatividade para elaborar conteúdos institucionais para o seu negócio é o modo das pessoas conhecerem melhor o seu trabalho e, consequentemente, ter algum tipo de interesse pelo produto ou serviço oferecido.

Os conteúdos institucionais podem ser:

  • Artigos;
  • Banners;
  • Exposições;
  • Fotos;
  • Grandes produções cinematográficas;
  • Imagens;
  • Postagens nas redes;
  • Vídeos.

Estes são alguns exemplos que uma empresa de elevadores residenciais em BH e de outros segmentos podem desenvolver para chamar a atenção do público e talentos, mostrando os seus valores, criando engajamento e identificação.

As empresas precisam cada vez mais mostrar o seu trabalho e suas propostas. Esta atitude é necessária, pois com a concorrência no mercado empresarial, os empresários precisam evidenciar o seu trabalho para conseguirem alcançar seus objetivos.

Exemplos de conteúdos institucionais

Um exemplo de conteúdo institucional muito comum é a página “sobre”, presente em vários sites e blogs. 

Essas páginas costumam ser breves, simples e objetivas, além de ter alguns links de acessos nos cabeçalhos e menus, mas apresentam mais o negócio, aproximando o público.

Outro modelo de conteúdo muito utilizado são as fotos dos colaboradores e gestores. Estas imagens mostram muito sobre o perfil da empresa e cria uma imagem mais humanizada do negócio.

As imagens podem se transformar em vídeos e campanhas que aumentam muito o engajamento, algo que pode ser interessante para atrair novos sócios, clientes, colaboradores, entre outros, ou mesmo se apresentar em vídeos de parceiros.

Isso significa que os conteúdos institucionais podem ser desenvolvidos em diferentes formatos e para atender diversos objetivos.

Assim, durante o desenvolvimento é muito importante considerar algumas questões que podem orientar os profissionais no momento de criar os conteúdos, são alguns exemplos: 

  • Quem é a empresa? 
  • O que ela faz? 
  • Qual o motivo de fazer a atividade?
  • Quais são os resultados esperados/obtidos?
  • Qual a repercussão esperada pelo público?

Vantagens de investir no marketing institucional

Existem muitos fatores positivos a serem considerados e que podem ser percebidos ao apostar nesta estratégia de marketing para uma empresa de conserto de vidro blindado e de outras áreas de atuação. Conheça alguns dos principais:

  • Estreitar o relacionamento com o público;
  • Estabelecer uma comunicação mais assertiva e eficiente;
  • Demonstrar que a empresa agrega valor;
  • Ajudar no crescimento do marketing digital;
  • Diferenciar a comunicação perante os concorrentes;
  • Elaborar ações para o público interno da empresa.

Com diversos ganhos que ajudam no crescimento e sucesso do negócio, apostar no marketing institucional é o caminho para ter excelentes resultados.

Neste cenário, uma empresa de montagem de galpão pré moldado pode fazer diversas ações de marketing, bem como pode oferecer seus serviços para que outras especializadas elaborem eventos e até mesmo o marketing institucional. 

Assim, é possível utilizar a estrutura para campanhas que contribuam para: 

  • Organizar eventos;
  • Divulgar a empresa;
  • Desenvolver o brand da companhia.
  • Oferecer suporte a programa de parcerias.

De modo geral, as estratégias e ações são muito importantes para o cuidado e integridade da empresa, possibilitando a aproximação e atração com os clientes e garantindo uma boa imagem, além de favorecer que a comunicação aconteça da forma correta.

Isto posto, dedicar tempo e colocar em prática as estratégias de marketing é uma maneira de evidenciar o seu negócio e assim o público poderá encontrar onde alugar maquinas de bebidas quentes.

Inclusive, tais formas de brindes e ambientação contribuem ainda mais com a experiência do cliente/funcionário, valorizando ainda mais a marca.

O que diferencia o marketing institucional de outras estratégias?

De modo geral, as diversas estratégias de marketing são pensadas e focadas para a divulgação dos produtos e serviços oferecidos, com seus diferenciais, como um pirômetro digital e outros itens. 

Já o marketing institucional é focado em divulgar a essência da empresa, ou seja, o que a instituição pode agregar de positivo na vida do público, trazendo valorização e status.

Qual a importância em investir no marketing institucional?

O modo como as pessoas observam a sua empresa ou marca é um fator que pode ser decisivo na hora das compras ou de uma contratação. 

Portanto, dedicar capital para a elaboração de conteúdos e estratégias que ajudam a destacar os serviços de fibra otica gama DF é essencial para ter bons resultados.

Ao apostar no marketing institucional a empresa pode ter mais credibilidade e ser bem vista no mercado empresarial, com um propósito interessante, indo de colaboradores e fornecedores ao público consumidor geral.

Quando ocorre o crescimento do negócio, o mérito não é apenas do empresário, mas de todos os colaboradores, que trabalham diariamente, dando o seu melhor para que ganhos positivos aconteçam.

As estratégias de marketing institucional são muito importantes e podem ser utilizadas em todos os segmentos, ou seja, desde a prestação de serviços de solda bloco motor até na venda de produtos.

Deste modo, criar uma imagem positiva é o caminho para o sucesso das empresas e marcas, disseminando seus valores entre o público interno e externo, deixando todos satisfeitos e desenvolvendo o negócio.

Deste modo, implementar o marketing institucional na empresa é uma maneira de reforçar os valores, missão e valores, extrapolando o espaço físico do negócio. 

Por fim, este investimento permite melhorar as vendas, o relacionamento com os clientes e colaboradores, além de aumentar o capital – acarretando o crescimento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Irene Moreno