6 táticas de aumento de vendas de grandes sites de comércio eletrônico

6 táticas de aumento de vendas de grandes sites de comércio eletrônico

Procurando aumentar as vendas e levar seu negócio de comércio eletrônico para o próximo nível?! A melhor maneira de começar é aprender e implementar táticas que já comprovadamente funcionam!

Grandes varejistas online como Amazon, Mercado Livre e Zappos usam certas técnicas para suas lojas virtuais que os ajudam a se converter como loucos (pense em bilhões de dólares!).

Essas 6 táticas irão explodir suas conversões de e-commerce e levá-lo alguns passos mais perto da grandeza.

Aprenda como aumentar suas vendas hoje!

Estágio de pré-venda – ajude os compradores a decidir com mais rapidez. Imagine usuários navegando em sua loja de comércio eletrônico. A maioria deles não está confiante o suficiente para tomar a decisão de compra imediatamente.

A ansiedade de decisão e outras distrações emocionais podem desgastar seus clientes em potencial, fazendo-os adiar as compras ou ir embora totalmente. Ou seja, se você não resolver esses problemas, poderá perder muito potencial de vendas!

Para combater isso, considere as seguintes técnicas tiradas do manual dos grandes varejistas online.

1. Almeje o FOMO dos compradores com urgência / escassez

Urgência e escassez são duas táticas de persuasão super eficazes que você pode usar para obter mais vendas.

O medo de perder (FOMO) é um poderoso fenômeno psicológico que leva os usuários a agir. As pessoas são compelidas a fazer algo, caso contrário, perderão alguma oportunidade.

Quão eficaz é para otimização de conversão de e-commerce!?

De acordo com um estudo da Strategy Online, 60% dos empreendedores tomarão decisões de compra reativas por causa do FOMO.

A escassez indica que o produto é tão popular que quase não sobra.

A Amazon faz um trabalho incrível ao aplicar essas táticas:

A página de produtos da Amazon indica que este é um produto tão popular que a maior parte do estoque já está esgotado. Para os usuários, isso aciona seu FOMO – se eles não entenderem agora, outra pessoa o fará e eles perderão.

Além da escassez, outra tática para impulsionar as vendas é a urgência. A urgência visa o medo das pessoas de perder, revelando negócios incríveis que estão prestes a expirar se elas não se apressarem e comprarem.

A Sexy it está oferecendo um ótimo desconto de 10-15% que dura apenas mais 4 horas. Aja agora e economize ou espere e pague o preço total!

Sim, você também pode aplicar as mesmas abordagens em seu site WooCommerce! Para fazer isso, basta instalar este plug-in que permite incluir um cronômetro de contagem regressiva para seus produtos.

 2. Permita que os usuários comparem produtos em sua loja

A comparação de produtos torna mais fácil para seus clientes tomarem a decisão de compra, pois eles podem comparar dois ou mais produtos lado a lado.

Isso aumenta a confiança dos usuários e os incentiva a pensar que o produto que estão considerando é o certo. Os compradores podem determinar qual produto é superior em termos de preço, especificações, etc., levando a conversões mais rápidas.

Ele também mantém os usuários em seu site, sem a necessidade de alternar para uma guia ou site diferente para verificar todos os detalhes do produto que estão comparando. As pessoas se distraem facilmente e se saírem do seu e-shop por um momento, podem perder o interesse na compra.

A comparação de produtos pode ser uma tática muito poderosa, especialmente se você estiver vendendo itens caros. A Amazon sabe disso muito bem, é por isso que eles oferecem opções de comparação para produtos caros e de alta tecnologia.

Para esses itens, você verá a ferramenta de comparação incorporada na parte inferior da página do produto. Ele permite que você compare produtos semelhantes ou outros itens que você viu recentemente (intimamente relacionados ao item que você está verificando).

Yith oferece uma excelente ferramenta de comparação para o seu site WooCommerce, que você pode configurar com apenas alguns cliques.

3. Impulsione as vendas com experiência de usuário personalizada

As pessoas são bombardeadas por tantas informações hoje em dia, que é difícil distinguir o que é útil com tanto barulho. Faz com que seja mais fácil para os visitantes encontrarem o que procuram personalizando a experiência do usuário.

Isso funciona bem como uma tática de otimização de conversão de e-commerce porque reduz a quantidade de informações que eles precisam percorrer. Ter menos ruído e distrações torna mais fácil selecionar o produto certo.

Personalizar a UX para cada visitante aumentará seu envolvimento e dará a eles um senso de importância. Os compradores vão adorar, pois todo o site parece feito sob medida apenas para eles.

Pegue na Amazon, toda a sua página inicial é projetada para atender às necessidades e desejos específicos de cada usuário. Você não precisa fazer tudo como a Amazon faz, mas é bom adicionar alguns toques pessoais à experiência do seu cliente.

Mesmo pequenos detalhes como “inspirado nos produtos visualizados” e “recomendado para você” podem ser suficientes para fazer seus clientes se sentirem em casa e inspirar mais compras.

Você pode usar plugins como “ produtos visualizados recentemente no Yith ” e “ histórico do cliente no Yith ” para personalizar sua loja online WooCommerce e aumentar as vendas.

4. Use CTAs claros que se destaquem

As frases de chamariz (CTA) são os verdadeiros motores de conversão em seu site. É por isso que você precisa fazer seus CTAs:

  • Claro
  • Atraente

Para que seus CTAs sejam claros, você precisa ter certeza de que eles podem ser facilmente lidos e compreendidos em 5 segundos ou menos.

Além disso, ao rotular seu CTA, certifique-se de atender aos objetivos dos usuários. Uma boa fórmula seria terminar a frase: “ Eu quero… ”. Portanto, rotule seu CTA com algo como “compre agora” ou “saiba mais”, bem como palavras mais agressivas como “compre agora” e “adicione ao carrinho”.

Em sua página inicial e páginas de categoria, faz sentido usar CTAs mais suaves, já que seus visitantes ainda não o conhecem o suficiente. Os usuários estão apenas se aquecendo para as compras, então você não quer parecer muito agressivo.

Seja convidativo, não agressivo nesta fase.

A Sexy it está usando essa tática para impulsionar as vendas: em vez de dizer “compre agora”, o que faria os usuários se sentirem pressionados, eles usam uma frase chamariz que convida as pessoas a “comprar agora”. Esta é uma opção muito melhor que incentiva os visitantes a continuarem apenas navegando nas compras.

Depois de ter seus clientes viciados em um produto e quando eles estiverem visualizando-os individualmente na página de um produto, é hora de ser um pouco mais agressivo. Mas você também precisa tornar seus CTAs visíveis. Então, faça-os:

  • Grande
  • Coloque-os acima da dobra
  • Use cores contrastantes
  • Cerque-os com espaço em branco

Ainda falando da Sexy it ela apresenta um exemplo perfeito de como devem ser os CTAs. Eles estão usando CTAs vermelhos, cercados por espaço em branco suficiente para destacá-los, com um rótulo convidativo para “comprar agora”.

Atenção: a cor vermelha é muitas vezes perfeita para frases de chamariz. É uma cor de amor e paixão, mas também significa coragem, ação e determinação. É por isso que funciona tão bem como uma cor de CTA.

5. Destaque as ofertas do dia

Esta é uma estratégia bastante simples que mostra negócios diferentes a cada dia. As promoções do dia são ímãs para seus visitantes. O que os torna tão especiais?!

Assim que as pessoas os notarem, ficarão instantaneamente fisgados. Eles desenvolveram o hábito de voltar ao seu site todos os dias para ver quais são as ofertas mais recentes. Quanto mais frequentemente eles visitarem sua loja, maior será a chance de comprarem algo de você. Para torná-lo ainda mais atraente, eles também oferecem entrega gratuita.

E, por fim, mencionam que o negócio é válido por apenas um dia, fazendo com que o usuário atue por impulso (devido ao FOMO) e compre sem ter muito tempo para pensar. O que se coaduna com a primeira tática mencionada: urgência e escassez.

6. Cative os usuários com imagens impressionantes

Mesmo que pareça óbvio ter imagens de alta qualidade em seu site, você ficaria surpreso com a quantidade de sites que ainda erram.

67% dos compradores on-line classificaram as imagens de alta qualidade como “muito importantes” para a decisão de compra, ainda mais do que “informações específicas do produto”, “longas descrições” e “avaliações e classificações”.

Fotos personalizadas e excelentes em seu site comunicarão valor aos clientes e causarão uma primeira impressão forte e positiva.

Além disso, as imagens que dão aos compradores uma sensação de textura, tamanho, escala, detalhe, contexto e marca aumentam a percepção de propriedade do produto, o que é um grande impulsionador das decisões de compra.

Imagens de alta qualidade ajudam a maximizar o valor percebido de seus produtos.

Algumas imagens até apresentam produtos em ação, o que ajuda a percepção de propriedade dos usuários, mencionada acima. Isso faz com que até mesmo alguns ‘produtos enfadonhos’ parecem divertidos de usar!

Mas não se limite a apenas páginas de destino e páginas de categoria. Certifique-se de que sua página de produto contenha alta qualidade, pois os compradores estão um passo mais perto de uma compra.

Uma representação palpável, faz você sentir como seria possuir um colchão como este. É como se já estivesse no seu quarto, então você começa a desenvolver sentimentos positivos em relação a ele.

E em breve, você estará pronto para comprar. Essa é a montanha-russa emocional pela qual seus clientes viverão quando virem essas imagens em seu site.

Bônus: Atualmente uma maneira de melhorar as vendas do comércio eletrônico e utilizar as redes sociais, como Facebook, Instagram, You Tube, Tik Tok entre outras. Mas para isso você tem que ter um bom engajamento para ganhar curtidas no facebook 2021 e assim novos clientes para seu negócio, por exemplo.  Assim trabalhar bem essas redes é imprescindível para alavancar suas vendas.

Author: Igor Musardo