Procurando faculdades no Rio de Janeiro? Conheça 5 opções!

faculdades no rio de janeiro

Se você está procurando faculdades no Rio de Janeiro, veio ao lugar certo! Escolher uma universidade para se graduar é assunto muito sério.

Uma das melhores universidades do país está situada no estado do Rio de Janeiro. É nele que é realizado o vestibular UERJ, método de ingresso para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Veja a seguir uma pequena lista com 5 opções de faculdades no Rio que podem ser interessantes para você. Descubra quais são os meios de seleção e conheça um pouco sobre cada uma.

As faculdades no Rio de Janeiro

Quando se fala em ensino superior, é preciso compreender que ele é um dos caminhos mais importantes na construção da carreira profissional. E conhecer quais são as 5 maiores universidades fluminenses pode fazer toda a diferença no hora de você escolher uma para estudar. Veja a seguir as 5 faculdades no Rio de Janeiro que separamos para você.

1- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Essa é uma das universidades mais tradicionais do país e é considerada uma das melhores da América Latina. Possui campi em 8 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro Maracanã.

A UERJ não é apenas uma universidade de grande prestígio acadêmico, ela também realiza um dos vestibulares mais concorridos para uma instituição de ensino de nível superior pública do país. 

Vale lembrar que a UERJ não adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nem ao Sistema de Seleção Unificada (SiSu) como método de ingresso aos seus cursos. A única maneira de fazer isso é participando do vestibular próprio da instituição. Para concorrer a uma vaga, você precisa estar de olho nos editais da instituição e se inscrever quando houver processo seletivo.

A instituição conta com quase 43 mil alunos e oferece aos discentes uma variedade de 90 cursos de graduação, 63 cursos de mestrado e 46 cursos de doutorado. As áreas de atuação dessa universidade se desdobram entre habilitações, licenciatura e bacharelado.

2- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Essa é uma universidade pioneira no país, também ocupa uma posição de bastante prestígio em nível acadêmico. Ela é considerada a 2ª melhor universidade do Brasil, segundo dados do Center for World University Rankings (CWUR) 2019-2020 e a 3ª melhor universidade da América Latina, segundo dados do Webometrics Ranking of World Universities 2019.

A UFRJ foi a primeira instituição oficial de ensino superior no Brasil, com atividades ininterruptas desde 17 de dezembro de 1792 e oficializada em 1920 como universidade federal. Por ser pioneira, ela serviu como modelo para as demais universidades. 

Ela também conta com um número aproximado de 67 mil estudantes.

A instituição aderiu ao Enem e ao Sisu como método de ingresso. Portanto, para participar e concorrer a uma vaga nesta instituição, você deve ficar de olho nas datas de inscrição do Enem. Com seus 176 cursos de graduação, a UFRJ costuma oferecer em média 9 mil vagas anuais para os cursos de graduação.

Além de oferecer a qualidade de um ensino tradicional, ela conta com 5 áreas de estudo entre as 100 melhores do mundo, segundo dados do QS World University Rankings by Subject 2019: Antropologia, Arqueologia, Arquitetura/Ambiente Construído, Estudos de Desenvolvimento e Línguas Modernas.

Com base nesses fatos e dados, a UFRJ é uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro e pode fornecer a você um surpreendente caminho profissional com sua longa trajetória no ensino superior.

3- Universidade Federal Fluminense (UFF)

A UFF é uma instituição pública de ensino superior e é referência nacional em diversas áreas do conhecimento.

A principal forma de ingresso nessa faculdade é pelo Sisu. Para poder concorrer a uma vaga, basta realizar o Enem.

Essa instituição ocupa a 17º posição no ranking das melhores universidades do país e foi fundada em 18 de dezembro de 1960. Ela conta com um número aproximado de 51 mil alunos e oferece 133 cursos de graduação. Para quem busca ensino de qualidade e público, estudar nessa universidade é uma excelente opção.

4- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Para quem procura a rede privada de ensino superior, a PUC do Rio é considerada uma das melhores do país. A instituição conta com um número aproximado de 17 mil estudantes e é uma das pioneiras no ramo do empreendedorismo.

Para quem busca ingressar em um de seus cursos de graduação, isso pode ser feito através do vestibular PUC, com inscrições abertas desde o dia 1º de setembro de 2020 até o dia 28 de setembro. As provas serão realizadas on-line. Além do vestibular próprio, o Enem também é uma forma de ingresso e será levado em conta o aproveitamento do candidato.

5- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Fundada no ano de 1960, a UNIRIO é uma das faculdades no Rio de Janeiro mais conhecidas. Sua sede fica na capital e ela conta com um número aproximado de 15 mil estudantes e oferece 48 cursos de graduação e 79 de pós-graduação.

Ela está entre as 70 universidades mais importantes do país e tem como método de ingresso o Sisu. Para poder participar, basta ter realizado a última ou mais atual edição do Enem. Certamente, a UNIRIO será uma excelente escolha para o seu desempenho acadêmico.

Se você está procurando faculdades no estado do Rio de Janeiro, certamente em qualquer uma destas opções você terá um estudo de qualidade.

Author: Irene Moreno