6 maneiras de encontrar boas ideias para escrever artigos

escrever artigos

Só quem trabalha com conteúdo e precisa, constantemente, estar a voltas com artigos de diferentes temáticas sabe como isso pode ser complicado.

Como lidar com os constantes “brancos” e a falta de criatividade que, de vez em quando, batem mesmo?

Pois é, esse problema é muito comum, por isso mesmo, sempre é bom ter uma carta na manga,  ups, soluções que possam nos trazer inspirações, ou seja, ideias para escrever artigos.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui 6 maneiras de encontrar boa ideias, voltadas para aqueles dias em que nossa mente parece estar em outro lugar! Quer saber quais são? Confira!

1. Comentários em blogs

Acredite, muitas vezes as melhores ideias podem sair de um simples comentário. Seja em um próprio artigo seu, ou em um blog que acompanhe.

Muitas vezes os leitores usam esses espaços para relatar algum acontecimento ou levantar alguma questão. E, provavelmente, alguns desses comentários podem servir como ótima temática para uma postagem.

2. Pesquise no Google (Recomendações do Google)

Outra forma bem eficaz é de obter ideias, é através das recomendações do Google, indo até a barra de pesquisa do motor de busca. Por exemplo, se o que quer é ter ideias de decoração, basta digitar na barra de pesquisa “decoração” e verá uma lista de recomendações com os artigos mais vistos e recentes sobre decoração. E pode ainda ser mais espefícico, digitar, por exemplo: “decoração minimalista”… e por aí vai.

3. Utilize o Google Keywords Tool

Quem trabalha com conteúdo fatalmente, deve conhecer, ou já ter ouvido falar no Google Keywords Tool, uma poderosa ferramenta de onde poderá tirar boas ideias para novos artigos relacionados com o seu tópico. E mais, não só conseguirá obter inspiração para os seus artigos, como saber o volume de pesquisas para esses tópicos. Assim, por exemplo, se precisa escrever sobre oi fibra, basta digitar esse termo no Google Keywords Tool e ele devolverá muitas possibilidades buscadas dentro desse termo, como oi fibra telefone atendimento, assinar oi fibra óptica, oi fibra internet… e por aí vai.

4. Leia outros Blogs ou Sites de sua área

E, claro, esta dica não poderia ficar de fora. Se já escreve sobre um determinado assunto, procurar ler o máximo de artigos sobre o mesmo poderá abrir um leque de possibilidades. Por exemplo, se escreve sobre beleza, ao visitar um blog nesse nicho poderá ter ideias não só de assuntos que ali foram tratados, mas que faltaram abordar. Portanto, procure ler blogs e sites sobre a sua área de atuação. E não se esqueça de ler também os comentários nos artigos desses blogs, pois poderão servir de inspiração e dar a você várias ideias para novos tópicos.

5. Fique atento às redes sociais

Nãoa é novidade algumas que as pessoas estão nas redes sociais,  e o Facebook, Instagram e o Twitter podem servir de grande inspiração. Para isso, procure ficar bem atento aos tópicos mais abordados no momento, e procure adaptá-los à sua área de atuação. E uma forma de descobrir os principais tópicos do momento é utilizando a ferramenta Trends Maps, super útil para quem quer se manter por dentro dos principais assuntos.

6. Anote tudo

Provavelmente, se trabalha com conteúdo, já passou pela situação de ter uma grande ideia e, com toda a agitação do dia a dia, acabar esquecendo, ou perdendo um pouco do fio da meada… e isso porque não anotou na hora que teve o “insight”. Por isso, mantenha sempre um bloco de notas à mão e não deixe para anotar horas depois. Quem trabalha com artigos sabe que, muitas vezes, uma grande ideia vem nas horas mais inusitadas, enquanto lava a louça, dirige, anda de metrô, enfim…

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e não se desesperar toda vez que ficar sem ideias ou der o famoso e temido branco!

Author: Irene Moreno