Por que criar um blog para o meu negócio?

criar um blog

Quando se decide abrir um negócio, é importante que tenha em mente a necessidade de criar um blog para sua marca e usá-lo como meio de divulgação.

Os blogs eram plataformas muito acessadas por pessoas que produziam algum tipo de conteúdo ou estavam à procura de um produto, serviço ou ajuda. 

Entretanto, as redes sociais ocuparam um grande espaço e tempo da vida das pessoas. 

Elas entregam o que os usuários desejam e fazem de tudo para mantê-los online o maior tempo possível. 

Com isso, acreditou-se que os blogs perderam espaço, mas na verdade isso não ocorreu. 

Mesmo com as redes sociais cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, os blogs ainda possuem um lugar só deles. 

Imagine que alguém deseja encontrar um conteúdo explicando sobre como abrir um negócio digital, provavelmente, esse usuário realizará a pesquisa no Google ao invés das redes sociais. 

Isso porque o Google possui mais propriedade quando o assunto é pesquisa e busca por informação.

Portanto, é nesse cenário que o blog do seu negócio pode ser encontrado por um usuário que se interesse pelo seu produto ou serviço. 

Por essa razão, selecionamos alguns motivos pelos quais você deve criar um blog para o seu negócio. confira: 

Maior alcance 

Um blog, na maioria das vezes, é hospedado pelo Google, a maior plataforma de busca e pesquisa por informações no mundo. 

Todos os dias, bilhões de pessoas no mundo utilizam o Google pelo menos uma vez para realizar alguma pesquisa. 

Desde cursos sobre marketing de conteúdo até tênis branco de pano, os usuários sabem que qualquer coisa que pesquisarem, eles encontrarão. 

Com um blog, você consegue atrair pessoas de todo o mundo para o seu negócio por meio dessa ferramenta, o que aumenta a visibilidade e os resultados da sua empresa. 

Mais autoridade 

Com um blog, você consegue posicionar a sua marca de forma orgânica ou paga.

Isso traz uma imagem de profissionalismo para o seu negócio e faz com que os usuários confiem mais no seu trabalho. 

Quando realizamos alguma pesquisa no Google, tendemos a clicar no primeiro link que aparece e na maioria das vezes aquele primeiro site acaba suprindo a nossa pesquisa.

Esse não apareceu em primeiro lugar a toa. Quanto mais você se dedica ao seu blog, mais resultados você obtém.

Isso porque o Google percebe o esforço que você coloca em seus conteúdos e te ajuda a crescer e alcançar os resultados que almeja. 

Mais econômico 

Quem possui um negócio sabe muito bem que qualquer centavo que entra ou que sai da empresa faz muita diferença.

Geralmente, quando um negócio está começando do zero não possui uma grande quantidade de dinheiro para investir em divulgação. 

Por isso, o blog é uma ótima opção para essas empresas e até mesmo as maiores que desejam economizar um pouco com o que está sendo gasto em campanhas pagas por meio do Twitter Ads, por exemplo. 

Além de poder criar um blog gratuitamente, ele traz os mesmo benefícios que uma estratégia para, só que exige um pouco mais de esforço, paciência e constância. 

Mais interação 

Assim como o inbound marketing, os blogs também são meios certeiros na hora de construir uma interação com o seu público. 

Manter uma comunicação com seus seguidores e clientes é fundamental para a saúde e boa imagem do seu negócio, e o blog consegue proporcionar isso. 

Por meio de seus comentários e reações, você consegue saber o que seus leitores acham do seu conteúdo. 

Dessa forma, fica ainda mais fácil manter um relacionamento com seus clientes e saber o que eles esperam para o futuro da sua marca. 

Mais chances de vendas

O objetivo principal de um negócio, na maioria das vezes, é o aumento de suas vendas e lucro.

Afinal de contas, é com esse valor que a empresa e tudo o que a constitui consegue sobreviver. 

Portanto, os blogs são ótimas ferramentas de marketing para te ajudar a chegar neste resultado.

Isso porque, dentro deles é possível direcionar os seus leitores diretamente para a página de vendas do seu produto ou serviço. 

Imagine que o seu negócio seja um e-commerce de roupas e no seu blog você produziu um artigo dando dicas de como se vestir no home office.

Dentro deste conteúdo você pode inserir links que quando abertos cairão no seu site de vendas.

Com isso, as chances desse leitor conhecer a sua marca, já estar inteirado sobre o assunto e realizar uma compra são ainda maiores. 

Entretanto, manter um blog não é uma tarefa fácil, é necessário se atentar a pontos, como:

  • Conteúdos de valor;
  • Publicações frequentes;
  • Identidade visual;
  • Organização da página;
  • Linguagem coerente com o negócio. 

Assim, o blog será o seu melhor amigo na hora de atrair novos clientes e ainda por cima, se tornar uma referência dentro do seu mercado de atuação. 

Author: Irene Moreno