Cinco dicas de estratégias ideais para se trabalhar com marketing digital

Todo empreendedor sabe da importância que o marketing digital para o seu negócio.

É por meio de técnicas usadas por esse processo que o empresário poderá levar a sua empresa aos níveis mais altos, inclusive aqueles que envolvem o lucro.

Basicamente, o marketing digital lança uma luz sobre a companhia dentro de um universo com tantas outras empresas que oferecem o mesmo serviço.

A diferença entre una companhia que utiliza essas técnicas e aquela que não usa é justamente a “fama”. Afinal, todo empreendedor quer que o seu serviço ou produto seja conhecido, certo?

Com base nisso, existe um conjunto de estratégias para marketing digital que precisa ser usado – e conhecido – por todo empreendedor.

E são elas que farão a diferença nos números lá no final do mês.

Estratégias para marketing digital

1 – Landing page

Essa provavelmente é a estratégia para marketing digital mais importante – ou uma das. É algo tão natural em sites que as pessoas podem nem perceber que está lá. E ele é fundamental por um motivo: captar leads. Ou seja, colher os dados dos usuários que visitam o portal e que, posteriormente, tem a possibilidade de se tornar cliente da companhia.

Essa conversão é feita por meio de um direcionamento adequado e, claro, ofertas de produtos que atendem as necessidades do público-alvo.

Essa estratégia para marketing digital está presente em vários momentos e em diversos formatos, mas sempre com a proposta de captar essas informações para o empreendedor.

Ela normalmente se apresenta para o indivíduo num formato de caixinha, solicitando alguns dados básicos para quem visita a página e deseja o acesso a um conteúdo. A landing page pode ser vista como uma espécie de barganha, para ambos os lados.

Para o empreendedor que obtém esses dados e tem a oportunidade de convertê-lo em um cliente, e para o público que em troca de informações básicas, como e-mail e nome, tem acesso a um conteúdo de qualidade.

2 – Mídias sociais

Quase impossível falar sobre estratégia para marketing digital sem falar das mídias sociais. Com um negócio online, é mais que esperado que essa ferramenta seja primordial para a divulgação de uma marca.

Todo o tipo de público está presente nas redes sociais, é preciso apenas conhecer as ferramentas certas para direcioná-lo corretamente para determinada empresa.

Coisa que é muito bem feita por aquela companhia de streaming ou aquele banco, que na verdade não é um banco. E dá certo por um simples motivo: proximidade.

Todo cliente quer se sentir próximo e importante para a marca que gosta, o que traz benefícios, mais uma vez, para os dois lados.

Além dessa aproximação, estas mídias tem uma outra ferramenta essencial: os anúncios patrocinados. O empreendedor pode investir um valor e ter a propaganda da sua empresa – de forma segmentada – nas grandes redes, como YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Tendo a grande chance de atingir o seu público-alvo.

3 – E-mail marketing

Pode parecer que não, mas o e-mail marketing ainda é uma boa estratégia para marketing digital, mesmo com dispositivos de spam cada vez mais desenvolvidos em filtrar conteúdos publicitários.

O segredo para que o e-mail marketing dê um bom retorno é trabalhar em campanhas eficientes e humanizadas que faça o público-alvo valorizar esse conteúdo que recebe na sua caixa de entrada.

É aqui que a landing page se torna essencial. Após conseguir o email de possíveis clientes por meio dessa ferramenta, o empreendedor utiliza essas informações capturadas para converter pessoas em clientes.

E é justamente nesta parte do processo que ele irá conquistar os indivíduos. Mas, para isso, é preciso dedicar atenção e eficiência neste estágio.

Tudo precisa ser feito com a abordagem certa, ofertando os produtos e/ou serviços sem ser invasivo.

Uma boa maneira de não transformar essa ferramenta em um pesadelo é apresentando o conteúdo de forma gradativa até, finalmente, dar o passo final: a contração de um serviço ou a compra de um produto.

4 – SEO

A otimização para mecanismos de Buscas (Search Engine Optimization) sem dúvida alguma também é uma boa estratégia para marketing digital.

A estratégia de otimização de sites usa de uma série de métodos para alavancar os conteúdos e sites de empresas, com o intuito de torná-lo mais atraente e, consequentemente, fazendo com que ele apareça na primeira página de busca do Google, por exemplo.

Pode não parecer grande coisa, mas conquistar esse espaço aumenta a visibilidade do portal e, num futuro próximo, o número de vendas.

5 – Plataforma de marketing de conteúdo

Muitas vezes o empreendedor quer fazer todo o trabalho sozinho e alguns detalhes importantes acabam passando batido. Como, por exemplo, o uso de uma plataforma para registrar e controlar a estratégia de planejamento e produção de conteúdo.

Mais uma vez, pode parecer um detalhe sem importância, mas utilizar essa estratégia para marketing digital otimiza muito esse processo, já que o empresário consegue administrar o blog, até a demanda de criação de posts. O que acaba economizando seu tempo e aumentando a eficiência do processo.

Todo empreendedor que visa um futuro deve utilizar de todas as ferramentas que o ajudem a alcançar seus objetivos.

Author: Igor Musardo