Celular com 5G: conheça os modelos disponíveis

celular com 5G

Disponível desde o ano passado em países como Estados Unidos e Coréia do Sul, o 5G promete chegar ao Brasil revolucionando a internet. Mesmo não tendo opções de celular com 5G disponíveis por aqui, já dá para ter uma ideia do que essa nova tecnologia vai trazer.

Promessa de conexão mais rápida, tempo de resposta imediato e economia de energia. Dessa maneira, o que mais o 5G traz de novidade? Saiba agora.

Mas, primeiramente, o que é e como funciona o 5G?

O que é 5G

O 5G é a quinta geração da internet móvel. Ela permite uma conexão mais estável e veloz. Além disso, possibilita que mais dispositivos estejam conectados simultaneamente.

A zona de cobertura também é maior, se comparada à rede 4G. Bem como a velocidade, que pode chegar a ser vinte vezes maior também em comparação.

Ainda a velocidade de resposta que um dispositivo leva entre receber um comando e executá-lo também é bem maior. Isso é o que chamamos de tempo de latência. Essa velocidade se dá por conta do uso de frequências mais curtas com ondas milimétricas, fazendo com que a banda seja mais larga e assim, ter mais eficiência.

Por conta de todas essas características, o celular com 5G se torna uma verdadeira revolução tecnológica.

Vantagens do 5G

Como já mencionamos, acima de tudo, o celular com 5G será mais veloz, com um tempo de latência (tempo de resposta) bem menor (cerca de 1 milisegundo). 

Além disso, a capacidade de conexão pela quantidade de dispositivos por unidade de área será cem vezes maior que a do 4G.

Outra vantagem é a redução do consumo de energia em relação ao 4G. Espera-se que possa chegar a 90% de economia.

Já existe celular com 5G no Brasil?

No Brasil, a própria tecnologia 4G ainda não foi totalmente difundida. Enquanto isso, o 3G ainda é a conexão móvel predominante.

Nosso país já faz testes com 5G desde 2016. Porém, a promessa de chegar em definitivo no mercado é somente para 2023.

Enquanto isso, a TIM realizou em junho de 2019 a apresentação de um projeto piloto na cidade de Florianópolis para a utilização do 5G. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaria no primeiro semestre de 2020 um leilão das faixas de transmissão de 5G, porém, por conta da pandemia do Coronavírus, ele provavelmente será feito somente em 2021.

Porém, já existe um modelo de celular com 5G disponível para venda no Brasil, o Motorola Edge+. É um celular compatível com a rede 5G e tem especificações parecidas como os modelos Premium Galaxy S20+ e S20 Ultra da Samsung. O preço não é dos mais atrativos: R$ 7.999,00.

Lembrando que a tecnologia do celular só poderá ser aproveitada quando a rede chegar ao Brasil.

Modelos de celular com 5G

Excetuando-se o Edge+, os modelos de celular com 5G que são lançados em outros países, chegam no Brasil e em outros países latino americanos apenas nas versões com 4G. Como por exemplo, o Xiaomi Mi Mix 3 e o Motorola Moto Z3.

No entanto, no mercado internacional, já são inúmeras opções de celular com 5G considerando que nenhuma marca quer ficar para trás. Alguns exemplos:

Samsung

Já são três modelos de celular com 5G da marca: o Galaxy S10 5G, Galaxy Fold e o Galaxy Note 10. O modelo Galaxy A90, ainda não lançado, também funcionará com conexão 5G.

Huawei

A marca chinesa lançou o Mate 20X 5G. Ainda anunciou o novo dobrável Mate X 5G, que pode ser usado como tablet quando aberto. Este último ainda não está a venda mais já mostrou muitos resultados em testes de conexão.

Xiaomi

A Xiaomi lançou o modelo Mi Mix Alpha com uma tela surround, que abraça todo o aparelho. Este já é vendido na China.

LG

O modelo LG V50 ThinQ é o mais vendido na Ásia até o momento. Tem tela dupla de alta performance e ótimos resultados em conexão.

ZTE

Também fabricado na Ásia, a ZTE lançou o Axon 10 Pro, que é uma evolução do Axon 9, com noth em formato de gota d’água.

Vale a pena investir em um celular com 5G no Brasil?

É esperado que a tecnologia chegue em breve, mas ainda não se sabe quando. Levando em consideração que os celulares aprimoram sua tecnologia a todo momento, se você comprar um celular com 5G agora, pode ser que já queria substitui-lo por um superior quando a rede chegar em definitivo.

Além disso, os celulares com essa tecnologia e configurações avançadas costumam custar mais, o que também exige um certo investimento que talvez seja desnecessário.

Sendo assim, se você pretende investir em um celular somente por conta da tecnologia 5G talvez seja melhor esperar um pouco, já que você não vai poder usufruir dessa função.

E você? Já está ansioso para aproveitar essa nova tecnologia? Já utilizou o 5G em algum país? Conta pra gente como foi a experiência!

Author: Irene Moreno